sábado, 24 de agosto de 2013

VENEZA, A SERENÍSSIMA


Existe lugar mais diferente do que Veneza? Eu ainda não conheço.
Para chegar lá você pode ir pela TAP, com stop em Lisboa. Chegando ao aeroporto Marco Polo, você pode pegar um táxi (leia-se lancha), ou, se quiser uma opção mais barata, um vaporetto, que é o barco que faz o transporte coletivo, o equivalente a um ônibus.
Programe-se para ir no verão, pois conhecer Veneza no inverno, com a cidade inundada, não é nada agradável. Se puder ir no carnaval e participar dos tradicionais bailes de máscara, melhor ainda.
Hospedar-se em Veneza não é barato. Mas nem pensar em hospedar-se em Mestre, localidade próxima, que é o que a maioria das excursões faz. Andar por Veneza à noite e jantar em uma das dezenas de cantinas maravilhosas é imperdível.
Se você está disposto a gastar com hospedagem, fique no tradicional Hotel Danieli. O Heitor, paulista que trabalha lá há anos, é super gentil e faz você se sentir em casa. Sem falar no café da manhã, no restaurante com vista de tirar o fôlego.
Mas se hotel não é a sua prioridade, fique no Hotel Colombina. Super bem localizado e com o precinho mais camarada.
O que fazer em Veneza? Bom, estar em Veneza para mim já é tudo. Mas se a ideia é dar dicas, então vamos lá.
Comece pela Piazza San Marco (sim, aquela cheia de pombos!), onde fica a Basílica de San Marco. Na igreja estão enterradas as relíquias do santo.
Entre no Palácio dos Doges, ali vizinho, e atravesse por dentro a famosa Ponte dos Suspiros.
E por falar em Ponte dos Suspiros, reza a lenda que o casal que passar por baixo dela nunca se separa. Por isso, pegue uma gôndola, amarre a cara-metade dentro e peça para o gondoleiro passar por lá. Várias vezes, para garantir.
Próximo à Ponte Rialto, aquela em forma de arco sobre o Grande Canal, você encontrará vários restaurantes e lojinhas. De dia ou à noite, a vista do alto da ponte é linda.
Para a sessão comprinhas, não deixe de comprar as famosas makes da Kiko, marca italiana de maquiagem. Os preços são ótimos e a qualidade é incrível.
Se bater a fome, não se preocupe. Em Veneza se come muito bem. Há várias cantinas e restaurantes de frutos do mar. Muitos deles possuem o menu do dia: você paga determinado valor e pode escolher uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, dentre as opções constantes no menu. Você come bem pagando menos.
Recomendo o Kori, um restaurante a poucos metros da Piazza San Marco, com ótimo atendimento e excelente comida.
Para um cappuccino, vá conhecer o tradicional Caffe Florian. Já se você quiser tomar um drink, a opção é o Harry`s Bar, preferido de Hemingway. Mas vá sabendo que os preços não são nada convidativos.   
Aproveite para conhecer as ilhas próximas a Veneza, como Murano, onde a atração principal são as fábricas de vidro. Pegue um vaporetto e rapidinho você chega lá.
Chegando na ilha, vale a pena ir até uma das fábricas e assistir a uma demonstração da arte de fabricar vidro. Algumas cobram pela apresentação, mas na Vetreria Murano Arte a entrada é gratuita.
A demonstração dura poucos minutos, mas é interessante ver como os artesãos conseguem moldar cavalinhos e vasos com tamanha agilidade e perfeição. Finalizado o espetáculo, a plateia é encaminhada para uma lojinha, onde são vendidos vários objetos fabricados lá. Controle-se e pesquise os preços. Você irá encontrar muitas lojas oferecendo a mesma coisa.
Aproveite as dicas e até o próximo post!!!
         
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...