terça-feira, 27 de agosto de 2013

ISTAMBUL TÁ NA MODA


Istambul, a cidade turca que é a nova paixão dos viajantes brasileiros.

Para chegar lá há vários voos partindo das capitais europeias. Do Brasil, você pode ir pela Turkish Airlines, com voos saindo de São Paulo.

Para se hospedar sugiro o Acropol Hotel, um hotel da rede Best Western localizado no centro antigo da cidade, rodeado de velhas ruínas e a poucos passos da Mesquita Azul e da Basílica de Santa Sofia.

 
Mesquita Azul

A Mesquita Azul, a única com seis minaretes, é lindíssima. Para entrar, deve-se tirar os sapatos, cobrir a cabeça (leve sempre um lenço na bolsa) e evitar shorts e camisetas.




A Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia, fica logo em frente. É o principal edifício histórico de Istambul e foi construída na época em que Constantinopla era a capital do Império Bizantino. Após a queda de Constantinopla a Basílica se transformou em mesquita e hoje é um museu. É de uma riqueza ímpar.

 
Grand Bazaar
Para a sessão comprinhas, perca-se no Grand Bazaar. Tapetes, ouro, quadros, é de enlouquecer. Mas pense duas vezes na hora de comprar algo para ser despachado para o Brasil pela loja. O produto chega intacto, mas na maioria das vezes você tem que retirá-lo na alfândega mediante o pagamento de imposto, o que acaba não valendo a pena. E em meio às compras, escolha um dos restaurantes do bazar e delicie-se com a culinária turca. Você não vai se arrepender.

E se você aprecia a arte de cozinhar, não poderá deixar de conhecer o Bazar das Especiarias. Nunca vi tanto azeite, tempero e caviar na minha vida. Aproveite para provar os famosos doces turcos, são realmente deliciosos.

Não deixe de visitar o Palácio Topkapi, residência de sultões por mais de três séculos. Com belos jardins, o palácio abriga um museu com uma das mais ricas coleções de tesouros do mundo. Destaque para o harém, que ao contrário do que muitos pensam, nada mais era do que a área privativa do palácio, onde habitava a família do sultão. Após a visita ao palácio, almoce lá mesmo, no Restaurante Konyali. Recomendo.

Outro Palácio que merece sua visita é o Palácio Dolmabahçe. Os quadros, tapetes e principalmente os lustres de cristal que adornam as salas são de um luxo sem comparações.

Istambul é uma cidade localizada em dois continentes. As atrações citadas ficam no lado europeu de Istambul. Mas se você quiser dar um pulinho na Ásia, é só atravessar de barco o Estreito de Bósforo. É rapidinho!!

E não se assuste: cinco vezes ao dia ouve-se por toda a cidade o canto emitido pelos alto-falantes instalados nos minaretes, convocando os fieis à oração. Istambul é realmente impressionante!!

Quanto ao idioma, dá para se comunicar bem em inglês. No que diz respeito ao deslocamento, opte por táxis.

Aproveite as dicas e até o próximo post!!!
         

         

 

           

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...