domingo, 8 de fevereiro de 2015

VIDA NOS ESTADOS UNIDOS - ELEMENTARY SCHOOL


Tomás está na 5ª série, por isso está frequentando uma Elementary School.

Em regra a Elementary School vai do Infantil (kindergarten) até a 5ª série, mas a escola do Tomás oferece também a 6ª série.

As aulas são ofertadas em apenas um turno, das 7:45 às 14:45.

Para a matrícula eu apresentei cópia da certidão de nascimento, carteira de vacinação, histórico escolar, contrato de aluguel (para comprovar que a escola correspondia ao meu bairro) e cópias do meu passaporte e do passaporte do Newton. Tudo com tradução juramentada.

O material escolar custou cerca de 70 dólares e na lista havia basicamente artigos de papelaria. Para a aula de música precisei comprar uma flauta (5 dólares) e para a aula de inglês um livro paradidático. Todos os outros livros são fornecidos gratuitamente pela escola.

Não há uniforme. A única exigência é que as crianças usem tênis nas aulas de educação física.

Às segundas e sextas, antes do início da aula, todos os alunos se reúnem na Cafeteria (refeitório) para ouvir os avisos da diretora e parabenizar os aniversariantes da semana. Eles ainda honram as bandeiras dos Estados Unidos e do Texas e cantam o hino da escola. Os pais podem participar deste momento.

Tomás tem diariamente aulas de inglês, ciências, matemática e estudos sociais. Em dias alternados ele tem aulas de educação física, artes e música e às sextas-feiras visita à biblioteca.

Há tarefa de casa todos os dias, à exceção das sextas-feiras. Ou seja, os finais de semana são livres.

As crianças almoçam na escola. No início de cada mês é enviado o cardápio informando o que será servido a cada dia. Não é a alimentação mais saudável do mundo, mas também não é tão ruim quanto me falaram. É bem verdade que há dias em que é servido pizza, hambúrguer, mas em outros dias o menu é arroz, frango ou spaghetti com almôndegas.

O almoço custa menos de 3 dólares por dia. Para efetuar o pagamento, devemos nos cadastrar em um site e abrir uma conta, na qual, usando o cartão de crédito, depositamos a quantia desejada. No mesmo site, tenho acesso ao histórico de refeições e sou avisada, por e-mail, quando o saldo da conta está baixo. A criança, na hora do almoço, digita seu número de cadastro e, automaticamente, o valor da refeição é debitado.

Caso a criança deseje, também é servido, antes da aula, café da manhã. A forma de pagamento é a mesma.

O colégio fornece transporte naqueles School Buses amarelos, iguais aos de filme. Entretanto, nessa fase de adaptação do Tomás prefiro ir deixá-lo e buscá-lo todos os dias, para poder conversar com as professoras e entender melhor o funcionamento da escola.

 
Como era de se esperar, Tomás está sentido algumas dificuldades, pois aprender sobre a Revolução Americana, erosão do solo e frações sem falar inglês é bem complicado. Como na escola dele não há muitos imigrantes (apenas ele e dois franceses), a escola não tem obrigação, de acordo com as leis do Texas, de fornecer o ESL (English as Second Language), que é um suporte para aqueles que não falam o idioma.  Então, eu estudo toda a matéria que ele está vendo para poder explicá-lo, o que é cansativo para ele, que já passa muito tempo na escola e ainda tem que rever tudo em casa, e para mim, que jurava que nunca mais ia estudar fração na minha vida!

Mas dentro em breve meu pequeno cidadão do mundo driblará essa barreira e estará corrigindo meu inglês, zombando do meu sotaque tupiniquim.

 

 

 

2 comentários:

  1. Adorei as dicas de compras.
    Realmente todas com preços ótimos.
    Tbm gostei das explicações do uso dos produtos. Valeu!! Continue postando.

    ResponderExcluir
  2. Austin é um lugar maravilhoso de morar, a qualidade de vuda é incomparável!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...