sexta-feira, 20 de setembro de 2013

EM BUSCA DOS BIG 5


Muita gente me pergunta qual das minhas viagens eu considero a melhor.
É verdade que sempre tive excelentes companheiros de viagem e já conheci os mais longínquos e incríveis lugares.
Mas se é para eleger uma só viagem, digo sem titubear: O safári que fizemos na África do Sul. Vou explicar tudo, desde o começo.
Viajamos pela South African, saindo de São Paulo com destino a Johanesburgo.
Chegamos a Johanesburgo a tempo de dar uma volta na cidade. Passamos a noite lá e viajamos na manhã do dia seguinte.
Pegamos um voo da Federal Air, em um avião com capacidade para 15 pessoas. O voo teve duração de 30 minutos, mas para mim, que tenho pavor a avião, ainda mais quando ele é pequeno e balança feito uma folha de papel, esses minutos me pareceram uma eternidade.
Nosso projeto de aeronave pousou na pista privativa do Rattray’s on Mala Mala, nosso lodge em umas das mais conceituadas reservas da África do Sul, vizinho ao Kruger National Park.
Um carro nos esperava na pista de pouso. Em 10 minutos já estávamos fazendo o nosso check-in. O lodge possuía apenas 8 acomodações (que mais pareciam casas) com quarto, dois banheiros e uma piscina privativa em cada uma delas.
Recebemos um livro com a lista de todos os mamíferos, pássaros, répteis e árvores da região. Eu estava ansiosa para ver de pertinho os “Big 5” – leão, búfalo, rinoceronte, leopardo e elefante – e a Marula Tree.
Fomos apresentados ao nosso Ranger, que apelidamos de Superman. Ele era nosso motorista, guia, garçom e despertador. Para ser selecionado ranger do Mala Mala, o candidato passa por testes de tiro, direção e conhecimentos da região, o que envolve os nomes de todos os animais e plantas.
Na primeira noite que passamos lá, tivemos um jantar especial, onde conhecemos o casal que seria nosso companheiro tanto nos safáris quanto nas refeições. Conhecemos também todo o staff do Mala Mala, com direito a fogueira e uma apresentação de músicas africanas.
Éramos acordados sempre às 5 da manhã, com um telefonema do nosso ranger, nos convidando para um suco antes de sairmos para o safári diurno. Nunca imaginei, em estando de férias, acordar tão cedo. E com tanta disposição.
Depois do nosso suco, saíamos em uma Land Rover aberta. Nosso ranger dirigia com uma arma presa à frente do carro. É indescritível o nascer do sol na savana Africana.
Vimos manadas de elefantes, leopardos correndo, girafas, hipopótamos, rinocerontes, leões, búfalos e vários outros animais.
Ao final do safári diurno, retornávamos para o nosso lodge, onde nos era servido um café da manhã digno da realeza. Com direito a uma patinha desenhada na manteigueira. Eu adoro um detalhe.
Depois do café e até a hora do almoço o nosso tempo era livre. Podíamos ir à biblioteca, ao spa, tomar banho de piscina, acessar a Internet (sim, havia Internet e o sinal era melhor do que o da minha casa). Claro que não podíamos sair do lodge.
Almoçávamos e tínhamos mais tempo livre até a hora do safári noturno, que começava às 4 da tarde.  Às 3h30min nosso ranger nos chamava para um pequeno lanche antes de partirmos.
No segundo safári do dia, víamos o por do sol e entrávamos pela noite, com nosso guia dirigindo o carro com uma mão e segurando um holofote com a outra. Presenciamos um leão estraçalhando uma presa, aceleramos em busca de um leopardo e participamos de várias aventuras. Afinal, éramos guiados pelo Superman.
Em um dos safáris, todos os hóspedes e respectivos rangers se reuniram para um piquenique no alto de uma montanha. Foi o por do sol mais lindo que eu já vi.  
Depois dos safáris noturnos, voltávamos para o lodge e jantávamos. Aqueles que quisessem poderiam esticar a noite no bar. Importante registrar aqui que a comida era maravilhosa. E todas as refeições já estavam inclusas no valor da diária.
No nosso lodge não era permitido menores de 16 anos. Entretanto, pedimos para nosso ranger nos levar para conhecer o Mala Mala Main Camp, no qual os pequenos tem vez. É um lodge maior, com outra proposta, mas acredito que igualmente fascinante.
Passamos três maravilhosos dias e ao final recebemos um certificado que comprova que encontramos os Big 5. Mais um detalhe que me encantou.   
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...