sábado, 16 de julho de 2016

15 CURIOSIDADES SOBRE A VIDA NOS ESTADOS UNIDOS


Estou de volta ao Brasil.

Depois de morar 6 meses no Texas e 1 ano na Califórnia, resolvi fazer um apanhado de “curiosidades” sobre os mais diversos aspectos da vida por lá.

Vale lembrar que as impressões que colhi são próprias das duas cidades em que vivi, que não são nada turísticas. A realidade pode ser bem diferente em outras localidades.


1.       Eles não usam Whatsapp.

A grande maioria das pessoas não sabe sequer que aplicativo é esse.

 

2.       Na escolas, existe o “Homework Pass”.

É um passe que dá direito ao aluno de não fazer a tarefa de casa. Normalmente, a professora distribui homework passes no Natal, no Valentine’s Day e como prêmio de bom comportamento ou participação em sala de aula. Tomás chegou a acumular 14 passes!!

 


 

 

3.       As crianças não usam mochila com rodinhas para levar o material escolar.

Todas as crianças, mesmo as pequenas, usam mochila nas costas.

 

4.       Meninas jogam futebol.

É muito comum meninas jogarem futebol. Tomás fez escolinha de futebol e era o sucesso do grupo, por ser brasileiro. O time era misto e gol de menina valia 2 pontos!!

 

5.       Os americanos usam as garagens como depósito.

A maior parte das pessoas deixa o carro na rua, pois as garagens são tão cheias de coisas que não tem espaço para os carros.

 

 

 

6.       Os restaurantes tem mais de um cardápio.

Muitos restaurantes tem um cardápio para o almoço e outro para o jantar. O menu do almoço é composto, normalmente, de sanduíches e saladas.

 

7.       Os americanos jantam cedo.

Às cinco da tarde os restaurantes já estão lotados e a maioria fecha antes das 10 da noite.

 

8.       Não há frentistas nos postos de gasolina.

Aprendi a abastecer e esta é uma tarefa bem simples. Já cheguei a ir em supermercados com empacotadores, mas nunca fui em um posto de gasolina com frentista.

 

9.       Poucas são as lojas que fazem embalagem para presente.

    Puxando pela memória, consigo citar apenas a Barnes & Noble.

 

10.   As pessoas só montam a decoração de Natal no sábado seguinte ao Thanksgiving.

    Como no Brasil a decoração de Natal é montada no começo de novembro, estranhei o fato de não ter nenhuma casa ou loja enfeitada antes do Thanksgiving.

 

11.   Ao devolver uma mercadoria, você recebe o dinheiro de volta.

Em qualquer estabelecimento, se você devolver uma mercadoria, você tem o direito de optar entre trocar o produto ou receber seu dinheiro de volta.

    

12.   As pessoas usam muitos cupons.

Você já assistiu ao programa de televisão Cupom Mania? Pois os cupons são realmente uma febre nos Estados Unidos. Lojas, farmácias, supermercados, oficinas mecânicas, salões de beleza, todo lugar distribui cupons. E os cupons são bem aceitos. Nenhum vendedor faz cara feia quando você diz que tem um cupom de desconto. Você até encontra para vender pastas para colocar e organizar seus cupons!

 

13.    Chuva nos supermercados.

Nos supermercados daqui vejo frequentemente empregados com um spray jogando água nas frutas e verduras, para manter o frescor e a boa aparência dos produtos. Nos supermercados de lá chove nas gôndolas e tem até barulho de trovão e luzes imitando raios! Gravei um vídeo no Safeway, o supermercado que eu costumava ir em Davis:

 

 

14.   Ninguém está livre de golpes.

Ao contrário do que se possa imaginar, enquanto moramos nos Estados Unidos, recebemos várias telefonemas e e-mails com tentativas de golpes. Em uma das vezes, o golpista dizia ser funcionário do IRS (Internal Revenue Service, o órgão do governo responsável pelo recolhimento de impostos) e informava que estávamos devendo mais de US$ 7,000.00 e que iríamos ser presos caso não providenciássemos o pagamento. Pesquisando na Internet, vi que a maioria dessas ligações são oriundas de países como a Índia, o que dificulta o trabalho da polícia americana.

 

15.   Eles não ligam para aparência.

Você pode sair na rua de pijama, com roupa rasgada ou com cabelo azul e não vai receber qualquer olhar de reprovação. As pessoas usam o que as fazem se sentir bem.  

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...