sexta-feira, 4 de outubro de 2013

DIA DO HOLOCAUSTO EM ISRAEL

 

Este ano comemoramos nosso aniversário de casamento, 7 de abril, em Israel.
Estávamos em Tel-Aviv, hospedados em um hotel boutique maravilhoso, chamado The Rothschild.
Exatamente no dia 07/04 a recepção do hotel nos entregou um papel, explicando que no dia seguinte, 08/04, estaria sendo comemorado o Yom HaShoah.
 
 
 
 
Era o Dia do Holocausto, em que o país lembrava e homenageava os seis milhões de judeus mortos no genocídio. Vibrei por poder vivenciar esse momento!
Fomos avisados que, a partir da noite do dia 07, as lojas, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais estariam fechados.
Corremos ao supermercado que ficava na esquina do hotel e compramos ingredientes para prepararmos nosso jantar. A pequena cozinha do nosso quarto, que julgávamos sem utilidade, veio a calhar!
Comemos uma massa com frutos do mar assistindo na TV ao filme “A História de Irena Sendler”, pois durante as celebrações do dia do holocausto as rádios e televisões transmitem somente canções e documentários sobre o assunto.
No dia 08/04, pegamos a estrada para conhecer Cafarnaum e Nazaré. No rádio do carro do nosso guia, músicas com tristes melodias.
Às 10:00 deu-se início ao momento mais aguardado por mim. Sirenes antiaéreas soaram. Todos os carros que estavam na estrada pararam, inclusive o nosso. Os motoristas e passageiros desceram e ficaram em posição de respeito.
Por dois minutos o Estado de Israel parou. Todos imóveis, em memória daqueles mortos pelo regime nazista. Com certeza, aqueles que estavam próximos a nós, na fila de carros, relembravam familiares e amigos mortos em guetos e campos de concentração.
Não resisti e filmei. Nas imagens, o único que se move é o meu marido, que também estava registrando esse momento que ficará guardado como uma inesquecível recordação de viagem.  


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...