domingo, 1 de janeiro de 2017

RENOVAÇÃO DE VOTOS MATRIMONIAIS EM PARIS


Em 2016 completamos 15 anos de casados. Bodas de Cristal. Como íamos viajar para Paris no final do ano, resolvi fazer nossa cerimônia de renovação de votos lá.

Como eu não conhecia ninguém que tivesse feito o mesmo, comecei a pesquisar na Internet, sem qualquer recomendação ou referência.

Acabei por descobrir a My Paris Party, uma empresa formada por brasileiros que moram em Paris e que é especializada em eventos.

Com a My Paris Party fiz um pacote com buquê, penteado, maquiagem, fotos e aluguel de carro. Paguei 30% ao fechar o contrato, através de cartão de crédito, e o remanescente foi pago em dinheiro, no dia do evento.

A empresa também cuida da cerimônia. Entretanto, eu queria que a celebração fosse em uma igreja. A Carolina, que foi meu contato lá, informou que para isso, de acordo com as leis francesas, eu ou meu marido deveríamos ter residência fixa em Paris, o que, infelizmente, não era o nosso caso.

Não desisti e continuei minhas pesquisas. Descobri a American Church in Paris, que, como o próprio nome sugere, é uma igreja americana. Lá eles fazem a cerimônia de renovação de votos em inglês, para qualquer pessoa, inclusive estrangeiros, desde que o casamento tenha sido realizado há pelo menos 5 anos.

Enviei minha certidão de casamento por e-mail, com a respectiva tradução juramentada para o inglês. O pagamento da taxa foi feito por Paypal. No valor, além da celebração, estava incluso decoração e música (escolhi, dentre as opções que me foram encaminhadas, as músicas que foram tocadas no órgão da igreja).

 Ainda no Brasil, organizei a recepção na Ladurée da Champs Elysées. Encomendei o bolo, pagando 50% através de cartão de crédito e reservei uma mesa em um dos ambientes privados. Além de nós e do Tomás, participaram dessa comemoração minha sogra, meus cunhados e minha sobrinha.

No dia marcado, às 7 da manhã, chegou ao nosso apartamento (alugamos apartamento em Paris, como falei nesse post aqui) a Renata, que fez meu cabelo e maquiagem. Pelo nome eu achava que ela era brasileira, mas me enganei. Ela é polonesa, mas fala francês e inglês com fluência.

Às 8 chegou a Doris, brasileira do Rio Grande do Sul, trazendo meu buquê. Como eu havia pedido, meu buquê foi feito com tulipas brancas. A Renata aproveitou para colocar uma no meu cabelo.

Às 8:30 chegou o Jean, motorista brasileiro que nos levou para a igreja. Chegando lá, a Letícia, fotógrafa também brasileira, já estava nos esperando.

Conversamos com o Reverendo Morgan, que nos explicou como seria a cerimônia e nos mostrou o “jornalzinho” que seria distribuído para os convidados poderem acompanhar a celebração. Tudo personalizado. Organização nota 10.






 

Pontualmente às 9:30 iniciou-se a celebração, que durou cerca de 30 minutos. Ao final, assinamos uma certidão, que nos foi gentilmente entregue junto com a Unity Candle, a Vela da União, que havíamos acendido durante a cerimônia.





 


 
 
 
 
Após algumas fotos, Jean nos pegou na Igreja e seguimos, juntamente com a Letícia, para um ensaio fotográfico de 2 horas por Paris. Torre Eiffel, Louvre e Pont Neuf foram alguns dos cenários.









 













Esgotado o tempo, Jean nos deixou na Ladurée, onde uma mesa no Salon Bibliothèque, no primeiro andar, nos esperava. No centro dela, nosso bolo, com direito a noivinhos do século XVIII no topo.



 

Almoçamos escolhendo os pratos do próprio cardápio, pois como éramos poucos, preferi não delimitar as escolhas. Tudo acompanhado de Champagne Ladurée.




 













As fotos foram disponibilizadas pela Letícia em 3 semanas. Após escolher a quantidade de fotos contratadas, ela editou e as encaminhou em alta e baixa resolução.

Tudo perfeito e aprovado. Um dia que ficará marcado para sempre. E que venham outros 15 anos, pois sempre haverá Paris!

 

 



 

3 comentários:

  1. Nossa, amei! Neste ano, em Setembro, completamos 15 anos de casados também. E em Julho completamos 20 anos que estamos juntos (contando namoro, noivado e casamento). Estamos planejando uma viagem para o Hawaii em Julho com nosso filhos de 4 e 8 anos e, lá, fazer uma cerimonia de renovação na praia ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! Sucesso na cerimônia! E depois dá uma pesquisada aqui no blog que tenho dicas do Hawaii!! Bjs

      Excluir
  2. Que lindo, meu sonho, estou indo agora em Dezembro, e gostaria muito de fazer minhas renovação de votos.
    O contato com a igreja American Church in Paris foi via e-mail mesmo? Como você inicio o pedido? Beijos Amei.....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...